O que é a Rede Nós da Guanabara?
A Rede Nós da Guanabara é uma coalizão de diversas instituições e grupos comunitários que atuam na Biorregião delimitada pela zona de amortecimento da Estação Ecológica da Guanabara (ESEC), que inclui a APA de Guapi-Mirim.
A rede é formada por cooperativas de pescadores e pescadoras, catadores e catadoras de caranguejo, remanescentes de quilombos, produtores de agroecologia, economia solidária, artesãs e artesãos.
Com a liderança da ONG Guardiões do Mar, presente na região há mais de 25 anos, a rede visa promover o Turismo de Base Comunitária (TBC), integrando esforços de conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.
A Rede Nós da Guanabara atua através da implementação de projetos socioambientais que envolvem capacitação, restauração de manguezais e promoção de atividades econômicas sustentáveis, como o Turismo de Base Comunitária (TBC).
As instituições que fazem parte da rede atendem pessoas, empresas e organizações que buscam experiências únicas em comunhão e respeito com à natureza.
A gestão integrada das duas Unidades de Conservação (ESEC e APA de Guapi-Mirim) apoiam significativamente as nossas iniciativas, obtendo recursos para capacitações e construindo infraestruturas como o Espaço Manguezal, destinado à recepção de estudantes, pesquisadores e turistas.
A Rede Nós da Guanabara está presente na Biorregião que abrange partes dos municípios de Itaboraí, Guapimirim, São Gonçalo e Magé, no estado do Rio de Janeiro.
A área inclui importantes unidades de conservação, como a APA Guapi-Mirim e a Estação Ecológica da Guanabara, e se caracteriza por seus manguezais, rica biodiversidade e valioso patrimônio cultural.
Os principais atrativos da região incluem trilhas, aquáticas e terrestres, cultura quilombola, culinária tradicional, artesanatos diversificados e oferta de alimentos, vegetais e de pescado saudáveis.